Desaposentação – veja vídeo e entenda mais sobre o tema

Que a desaposentação, ou troca de aposentadoria, é um direito de milhares de aposentados muito poucos questionam. Contudo, a luta para conquistar esse direito ainda é muito árdua para os trabalhadores, que precisam entrar na Justiça para aquisição desse direito. Veja vídeo que explica melhor o tema:

É importante também que se tire algumas dúvidas sobre a desaposentação:


 

O que é desaposentação?

Os trabalhadores que se aposentaram e continuaram a trabalhar e contribuir buscam novos e maiores valores de benefício. Os principais casos ocorrem com o segurado pretender renunciar de sua aposentadoria proporcional para conseguir a aposentadoria integral ou mais próxima do teto. Nesse caso, é obrigatório apresentar os cálculos ao juiz, para comprovar a situação mais vantajosa.

O beneficiário renunciará à aposentadoria?

Sim, contudo, essa renúncia ao benefício se dá ao perceber que a partir dessa será viabilizado aumento nos ganhos do beneficiário com a obtenção de nova renda mensal inicial, mais vantajosa, já que contribuiu para isso. É importante reforçar que até que a nova aposentadoria saia, a pessoa beneficiária do INSS continua recebendo a aposentadoria antiga sem prejuízos.

Para quem é interessante essa tese?

É importante ter em mente que a desaposentação nem sempre é interessante, há casos que a pessoa poderá receber um valor menor, assim, são necessários cálculos. Isso ocorre, quando o aposentado continua a trabalhar sem contribuir ou contribui com um valor que não é tão próximo do teto previdenciário. Na maioria dos casos é interessante, mas a análise deve ser cuidadosa.

aumentar beneficio inss

A presente publicação possui caráter exclusivamente informativo, não contém qualquer opinião, recomendação ou aconselhamento legal da G. Carvalho Advogados a respeito dos temas aqui abordados. 

Curta nossa página no facebook e fique por dentro de todas as novidades que postamos em nosso site.

Leia também:

Pensionista eleva benefício junto ao INSS com Despensão
TNU aceita o pedido de Desaposentação sem esperar pela demora do Supremo Tribunal Federal.
Revisão do FGTS para trabalhadores registrados após 1999

Show Comments

Comments are closed.